sábado, 28 de junho de 2014

Ucrânia coloca em órbita seu primeiro nanossatélite

Ucrânia coloca em órbita seu primeiro nanossatélite

Foto: www.kievvlast.com.ua

O nanossatélite PolyITAN-1, de 1 kg de peso e com tamanho inferior a 10 cm, foi posto em órbita, segundo um comunicado do Ministério da Educação e Ciência da Ucrânia disponibilizado no portal do governo do país.
Os nanossatélites são pequenos satélites artificiais, cuja criação se tornou possível graças aos progressos da microminiaturização e nanotecnologia. Os engenhos desta classe são cada vez mais requeridos para várias pesquisas espaciais, destaca o comunicado.
O satélite PolyITAN-1 foi concebido e desenvolvido na Universidade Técnica Nacional da Ucrânia, antigo Instituto Politécnico de Kiev. É composto de quatro módulos-compartimentos com subsistemas, nomeadamente, de alimentação, rádio, controle e carga útil.
O objetivo do lançamento é testar modos tecnológicos de voo, desenvolver e estudar sensores solares para aparelhos espaciais de pequeno porte, assim como adaptar o aparelho às condições de espaço e aperfeiçoar os canais de comunicação digital e o controle destes para futuras missões. Além disso, os cientistas pretendem investigar o efeito do espaço sobre o desempenho dos subsistemas eletrônicos do satélite.

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_06_26/Ucr-nia-coloca-em-rbita-seu-primeiro-nanossat-lite-6056/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...