terça-feira, 17 de junho de 2014

Fracassa a experiência de congelamento de água em Fukushima

Fracassa a experiência de congelamento de água em Fukushima

Foto: East News

As tentativas de congelar a água radioativa que se encontra nos túneis subterrâneos da central atômica de Fukusima 1 por enquanto não surtem efeito. É esta a conclusão a que chegaram os especialistas da companhia Tepco, a operadora da central.
A partir de abril deste ano a Tepco deu início ao congelamento de 11 mil toneladas de água radioativa, acumulada nos túneis subterrâneos da central, a fim de impedir a sua infiltração no solo e, a seguir, a sua penetração no mar. Para este fim a companhia instalou nos túneis de dois grupos eletrogêneos tubos com substância congeladora. O muro de gelo, que tinha surgido em resultado de congelamento, devia criar uma barreira que impedisse a fuga desta água. Mas devido a certas particularidades da estrutura do túnel não se consegue congelar uma parte da água. A companhia Tepco esperava que depois da conclusão do processo de congelamento, seria possível esgotar totalmente os túneis subterrâneos já até a primavera do próximo ano.
Ao par desta experiência, na central atômica Fukushima 1 realiza-se uma outra tentativa, de envergadura ainda maior: pretende-se resolver o problema de acumulação da água radioativa mediante a criação de uma barreira vertical de solo congelado de 1,5 quilômetros de extensão, ao longo do perímetro em torno dos quatro grupos eletrogêneos danificados. Esta experiência vai custar ao Estado 32 bilhões de ienes, o que corresponde a 320 milhões de dólares.
Nos recintos subterrâneos e nas cisternas de Fukushima estão acumuladas 440 mil toneladas de água altamente radioativa. O volume de águas subterrâneas poluídas aumenta todos os anos em 400 toneladas devido à infiltração das águas subterrâneas que vêm das camadas superiores.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_06_17/fracassa-a-experiencia-de-congelamento-de-agua-em-fukushima-1846/

Fonte;http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_06_17/fracassa-a-experiencia-de-congelamento-de-agua-em-fukushima-1846/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...