terça-feira, 17 de junho de 2014

Confrontos e manifestações marcam primeiro dia de Copa no Brasil

Confrontos e manifestações marcam primeiro dia de Copa no Brasil

Foto: Warley Leite/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

O primeiro dia da Copa foi marcado por protestos e manifestações em pelo menos seis cidades brasileiras. Houve alguns confrontos mas muitas manifestações transcorreram sem complicações.
Em São Paulo, palco oficial da estreia do Brasil contra a Croácia, a polícia militar indicou que 31 pessoas foram detidas e seis ficaram feridas, sendo quatro jornalistas e dois manifestantes. O Rio reuniu o maior números de manifestantes, cerca de mil pessoas. À tarde uma nova manifestação de aproximadamente 300 pessoas, resultou em três detenções e uma pessoa ferida.
Os protestos ocorreram também nos dois extremos do país. Em Belém (PA), cerca de 200 pessoas fizeram passeata pelas principais avenidas e em Porto Alegre (RS), a manifestação teve cerca de 300 pessoas, começando tranquila, quando mascarados atiraram pedras em edifícios públicos e bancos, sendo contra-atacados em seguida.
Em Belo Horizonte (MG), vândalos mascarados também invadiram uma passeata no centro, havendo confrontos com pedras e balas de borracha. Em Brasilia (DF), 80 pessoas tentaram bloquear um dos acessos à Fan Fest, evento oficial da FIFA. Em Salvador (BA), pouco mais de 30 pessoas participaram de protesto pacífico quando o Brasil jogava contra a Croácia, não havendo complicações.
Entre os profissionais da imprensa feridos estão Shasta Darlington e Barbara Arvanitidis, da rede americana CNN, Rodrigo Abd, da Associated Press e o assistente de câmera, Douglas Barbieri, do SBT. A associação brasileira das emissoras de rádio e TV repudiou à violência contra jornalistas, promovidas também pelos manifestantes.
Os confrontos repercutiram também no exterior. A Anistia Internacional acusou a polícia de São Paulo de fazer uso desproporcional de força contra manifestantes. A polícia afirmou que agiu conforme cada ponto em específico exigia.
A presidente Dilma Rousseff que marcou presença na Arena Corinthians foi hostilizada, com xingamentos em pelo menos dois momentos antes da partida. No segundo tempo do jogo, Dilma recebeu uma nova onda de vaias em mais dois momentos. Entre os personagens de sua comitiva estavam o vice-presidente Micher Temer, o presidente da FIFA, Joseph Blatter e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Fontes: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_06_13/Confrontos-e-manifesta-es-marcam-primeiro-dia-de-Copa-no-Brasil-3500/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...