quinta-feira, 6 de março de 2014

Um sinal de luz rara no centro da galáxia surpreende cientistas

Um sinal de luz rara no centro da galáxia surpreende cientistas

© NASA.gov

Um sinal de luz rara no centro da galáxia surpreende cientistas
Um sinal de luz estranha no centro da nossa galáxia tornou-se um objeto de estudo para os cientistas, alguns dos quais sugerem que vem da aniquilação da matéria escura.

"Quanto mais investigamos, mais ela parece ser da matéria escura", disse o co-autor e astrofísico Dan Hooper.

Hooper afirma desde 2009 que um sinal de luz no centro da Via Láctea é a evidência de que pode demonstrar a presença de matéria escura. Algum dia essa informação for confirmada, seria a primeira evidência direta da matéria escura jamais vista, relata o site Wired.

Para realizar a pesquisa, o astrofísico e sua equipe procurou um sinal desta substância invisível misteriosa, que compreende cerca de 85% de toda a matéria no universo, usando o telescópio de raios gama Fermi da NASA.

Segundo o site, o material de escuro existe em toda a nossa galáxia, mas é mais concentrado no centro, onde uma partícula dessa substância pode colidir com outro, causando a sua destruição e, portanto, a emissão de raios gama.

Os pesquisadores com o telescópio Fermi mapearam a radiação gama em toda a galáxia. Uma vez detectado todas as fontes de luz que emite a radiação que pode ser, esse sinal subtraído / luz do seu mapa de raios gama.

Quando descartaram todas essas fontes, observaram que continuava a existir um pequeno excesso de radiação gama, disse Hooper e Doug Finkbeiner, astrónomo e co-autor do estudo.

Enquanto muitos astrónomos apoiam esta teoria, alguns críticos sugerem que outras fontes de raios gama poderia imitar um sinal de matéria escura ou poderia ser fenómenos desconhecidos para explicar essa radiação.

Tradução Google

Fonte: Rússia Today
http://ultimas-curiosidades.blogspot.com.br/2014/03/um-sinal-de-luz-rara-no-centro-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...