domingo, 9 de março de 2014

Será que a matéria escura possa ter matado os dinossauros?

Será que a matéria escura possa ter matado os dinossauros?

Passagem periódica do Sistema Solar através de um "disco de dark 'no plano galáctico poderia desencadear bombardeios de cometas que poderiam causar extinções em massa.

Postado em 9 de março de 2014 em Planeta X / os céus ::

As extinções em massa, como a que dizimou os dinossauros parecem acontecer com regularidade, apontando para possíveis causas cósmicos.

Um disco fino de matéria escura que atravessa a galáxia pode estar por trás das grandes greves de meteoritos que são pensados ​​para ser responsável por algumas das extinções em massa da Terra, incluindo a dos dinossauros, dois físicos teóricos têm proposto.

O modelo é baseado em uma forma hipotética de matéria escura descrito pelos autores e seus colaboradores no ano passado como um meio para resolver um enigma cósmico separado. A existência de um 'disco dark' como poderia ser testado em breve por observações astronômicas.
Mario Livio, astrofísico do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial, em Baltimore, Maryland, que não esteve envolvido na pesquisa, diz que a última idéia, que reúne duas teorias especulativas e muito diferentes, é "muito interessante", mesmo que as evidências apoio está longe de ser convincente.

Meteoritos regularmente a superfície da Terra. Pimenta Trinta anos atrás, os físicos sugeriram que esse bombardeio intensifica de forma cíclica, apontando para alguma causa cósmica subjacente. Uma explicação proposta é que o Sol tem uma estrela companheira que-ainda-sem serem detectados, apelidado de "Nemesis" ou "Estrela da Morte", que oscila regularmente, enviando cometas da nuvem de Oort remoto que voam no Sistema Solar interior.

O Sol segue um caminho que serpenteia como ela circula a Via Láctea.

No mais recente trabalho, os físicos teóricos Lisa Randall e Matthew Reece, da Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts, reacender uma outra proposta, o que coloca a suposta periodicidade até o caminho do Sol - e do Sistema Solar com ele - movimento dentro da Via Láctea.Como o Sol segue o movimento giratório dos braços da galáxia, circulando em torno do centro da galáxia, mas também se move para cima e para baixo, cruzando periodicamente o plano que corta o Galaxy em uma parte superior e uma metade inferior como as duas fatias de pão em um sanduíche. Os autores sugerem que, como o Sol oscila para cima e para baixo, atravessa uma camada mais densa da matéria escura - como o presunto no meio - causando um impulso gravitacional e puxe que perturba os cometas na Nuvem de Oort.

Modelos anteriores não poderiam ser responsáveis ​​por uma força gravitacional forte o suficiente para causar o efeito. Mas Randall e Reece mostrar que um disco fino de matéria escura no centro da galáxia poderia fazer exatamente isso, causando tempestades de cometas com uma periodicidade de cerca de 35 milhões de anos. Isso corresponde alguma evidência estatística fraco encontrado em pesquisas recentes de crateras de impacto. Seu papel é devido a aparecer narevista Physical Review Letters 7 .

A matéria escura é geralmente considerado muito fracamente interagindo e, portanto, incapaz de resolver em tal disco. Mas os autores sugerem que uma pequena fração da matéria escura poderia comportar-se de forma muito diferente.No ano passado, eles desenvolveram uma teoria da "matéria escura dissipative 'na tentativa de explicar sinais de matéria escura, como do centro da galáxia visto pelo telescópio Fermi Gamma-ray Espaço. Seu modelo produz um disco escuro cerca de 35 anos-luz (10 parsecs) de espessura, com uma densidade de cerca de 1 massa solar por metro quadrado ano-luz (10 massas solares por parsec quadrado) - denso o suficiente para provocar chuvas de cometas periódicos.

Evidências de um ciclo de 35 milhões de anos, com base no registro de crateras de impacto, é em si "esboçado", diz Randall. Flutuações no registro cratera significa que procura periodicidade estão sempre propensos a vomitar algumas correlações, diz ela. Então, ela e Reece capotou o problema volta e previu que o período seria, com base em seu modelo. "Se você, em seguida, encontrar um jogo que tem um significado muito mais estatística do que seria de outra forma", diz ela.

Eles compararam o seu modelo, usando um ciclo de 35 milhões de anos, com o registro de crateras de mais de 20 quilômetros de largura e criados nos últimos 250 milhões de anos. Comparado com bombardeios de cometas aleatórios, seu modelo tinha uma razão de probabilidade de 3, o que significa que concordou com a cratera observado data três vezes melhor do que uma taxa aleatória.

Astrônomos deve ser capaz de testar se o disco escuro existir e tem a densidade previsto pelo modelo. Missão Gaia da Agência Espacial Europeia, que lançou no ano passado, vai mapear o campo gravitacional da galáxia e poderia excluir ou confirmar a presença deste disco mais escuro.
Mas Coryn Bailer-Jones, um astrofísico do Instituto Max Planck de Astronomia em Heidelberg, na Alemanha, diz que a probabilidade de 3 para 1 está em um nível "que você normalmente não daria ao trabalho de mencionar". Ao ajustar os parâmetros que descrevem o disco escuro, você pode muito bem encontrar resultados completamente diferentes, diz ele. Nem a conta do modelo para o fato de que os asteróides, que não estão tão longe como a nuvem de Oort, poderia ter causado as crateras.

A seleção arbitrária de crateras e o fato de que algumas estimativas sobre suas idades suportar grandes barras de erro, aumenta a incerteza, diz Adrian Melott, um astrofísico da Universidade de Kansas, em Lawrence. "Matéria escura Dissipative é uma explicação possível, mas não é claro que ele está explicando algo real", diz ele.

Apesar de seu caráter especulativo, Randall diz que o exercício é valioso. "Isso está tentando transformar essa idéia um pouco louco em ciência, dizendo que vai fazer previsões com base nele", diz ela. "Nós não estamos dizendo que nós pensamos que é 100% vai ser verdade."

Fonte: http://www.nature.com/news/did-dark-matter-kill-the-dinosaurs-1.14839
http://planetxnews.com/2014/03/09/dark-matter-kill-dinosaurs/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...