quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Brasil: aumenta o número de vítimas das chuvas torrenciais

Brasil: aumenta o número de vítimas das chuvas torrenciais

Foto: EPA

30 pessoas morreram e 49 mil tiveram que abandonar os seus lares no Estado brasileiro de Espírito Santo por causa de chuvas torrenciais que provocaram a inundação de um enorme território. Foram destruídos cerca de 20 mil quilômetros de estradas.
O estado de emergência foi decretado em 48 do total de 78 municípios. O quartel-general do Serviço de Defesa Civil informou que o nível do rio Doce está subindo permanentemente e ameaça inundar outras cidades e povoados.
A chefe de Estado Dilma Rousseff esteve durante as festas natalinas no Estado do Espírito Santo:
"Feliz Natal para vocês, primeiro se é possível um feliz Natal com uma situação tão grave aqui no estado, mas eu tenho certeza que todo mundo nesse dia, vai ter o Natal da solidariedade, aquela força que o Natal dá, que não só é comemoração com as famílias, mas é agente ser capaz de olhar uns para os outros e saber que devemos estar juntos enfrentando as dificuldades".
“Jamais na minha vida vi tanta água”, - declarou Dilma depois de sobrevoar os territórios alagados. O vôo do helicóptero prolongou-se por 40 minutos. Depois disso foi realizada a reunião do quartel-general do Serviço da Defesa Civil, em que foram determinadas as medidas mais urgentes de ajuda à população dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Foram criadas verbas complementares para a reconstrução de casas residenciais, hospitais, escolas e estradas. A água potável e o alimento já são transportados de caminhões e helicópteros, estão em andamento outras obras de socorro.
"O estado vive o seu evento climático mais extremo da nossa história e isso tem exigido de nós uma movimentação, uma coordenação muito forte, por parte do governo estadual, mas integrado totalmente com as ações do governo federal estamos com a presença do governo federal aqui desde a semana passada e integrados com os governos municipais e vendo uma solidariedade imensa que domina o estado do Espírito Santo e eu quero aqui fazer um agradecimento a todas as pessoas do estado que tem ajudado, colaborado fazendo doações e que tem também trabalhado voluntáriamente".
A fim de transferir as pessoas para locais seguros são utilizados não somente as forças do serviço de defesa civil, mas também várias unidades do exército. O governador do Estado do Espírito Santo Renato Casagrande disse que a cheia atual é a mais terrível nos últimos anos:
"O primeiro fator mais importante, aquele que nos é mais caro é a vida humana, então é a ele que a gente salva primeiro, esse é o nosso valor".
“Vou ficar vigiando a minha casa no Natal”, - disse na entrevista Letícia Possatti, que reside juntamente com o marido no centro municipal de Santa Teresa. As águas do rio Timbui inundaram a sua casa pela metade textualmente poucas horas antes do Natal. Os seus vizinhos tiveram o mesmo destino.
Todos afirmam que não irão dormir para vigiar as suas casas. São um total de 50 famílias.
“O que podemos fazer é nos apegar a Deus”, - dizem os habitantes de Santa Teresa. De acordo com as últimas informações do quartel-general do serviço de defesa civil o nível de águas começou a baixar e as chuvas são menos intensas.
“A tragédia provocada pelas bátegas destruiu vidas, estradas e sonhos mas nós vamos restabelecer tudo isso”, - escreveu a presidenta do Brasil Dilma Rousseff no seu twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...