terça-feira, 27 de agosto de 2013

Síria deve ser atacada 'nos próximos dias', diz agência

Síria deve ser atacada 'nos próximos dias', diz agência

Fontes ocidentais alertaram oposição síria sobre iminência do ataque.
Objetivo é impedir que o regime Assad volte a usar armas químicas.

AP/Aleppo Media Center AMC
As potências ocidentais avisaram à oposição síria que o país deve esperar um ataque "nos próximos dias", segundo fontes ouvidas pela agência Reuters.
O objetivo do ataque é impedir que as forças do regime Assad voltem a usar armas químicas.
Segundo essas mesmas fontes, a oposição síria teria feito uma lista de possíveis alvos.
Reino Unido
O premiê britânico, David Cameron, convocou nesta terça (27) o Parlamento, que estava em férias, para debater os para uma possível operação militar em resposta ao suposto uso de armas químicas na Síria. Os parlamentares devem se reunir na quinta-feira (29).
"No momento não tomamos nenhuma decisão. Continuamos debatendo com nossos sócios internacionais sobre o que deve ser a resposta adequada, mas dentro deste contexto preparamos planos militares", afirmou o porta-voz britânico.
"Se trata de examinar como impedir o uso de armas químicas porque é algo completamente abjeto e contrário ao direito internacional", disse.
Cameron chegou a encurtar suas férias para fazer frente à crise.
A Síria enfrenta uma violenta guerra civil há mais de dois anos, com mais de 100 mil mortos e uma crise de refugiados que afeta a estabilidade regional.
Um ataque com armas químicas na última quarta-feira, atribuído pelos rebeldes antigoverno ao regime, deixou 1.300 mortos, muitos civis, segundo a oposição, e gerou críticas internacionais.
O governo sírio nega a autoria do ataque e afirma que os rebeldes são "terroristas" que tentam desestabilizar o país. O chanceler sírio prometeu que o país vai se defender e surpreender o mundo se for atacado.

Os EUA afirmaram na véspera que é praticamente comprovado que houve um ataque químico, mas que o governo do presidente Barack Obama ainda não decidiu como vai ser a reação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...