sábado, 3 de agosto de 2013

Se sobreviver, “Cometa do Século” poderá ser visto no céu em novembro

Se sobreviver, “Cometa do Século” poderá ser visto no céu em novembro


Em setembro do ano passado, a descoberta do cometaC/2012 S1, conhecido como ISON, provocou entusiasmo nos amantes da astronomia: previsto para passar pela Terra no final de 2013, ele pode ser o cometa mais brilhante já registrado – e brilhar mais até do que a Lua cheia.
Desde então ele ficou conhecido como “o cometa do século” e promete um verdadeiro espetáculo no céu da Terra, se é que realmente vai chegar por aqui. Isso porque, um possível final trágico do cometa pode evitar que o fenômeno aconteça.
Segundo Ignacio Ferrin, astrônomo e especialista em cometas da Universidade de Antioquia, na Colômbia, o brilho do cometa se tornou constante em janeiro deste ano, e desde então não apresenta sinais de aumento, tornando muito improvável que ele atinja os níveis esperados de brilho.
O motivo desse comportamento inesperado pode ser falta de água no cometa ou a presença de uma camada de rochas ou poeira impedindo a sublimação (passagem do estado sólido para o gasoso) da matéria para o espaço.
Além disso, ele terá outro desafio. O Ison deverá ter seu periélio (menor distância até o Sol) no dia 28 de novembro. Essa distância deve ser de 1,16 milhão de quilômetros acima da superfície solar. Só que isso significa que o cometa deve passar por dentro de uma região ao redor do Sol que tem temperatura de milhões de graus.
E essa passagem próxima ao Sol pode ter dois fins: no melhor deles, o gelo derrete e produz uma bela cauda para ser vista da Terra. O pior deles é que ele simplesmente se despedace e nada de Ison em novembro.


Agora, o ISON poderá ser observado novamente pelos especialistas entre os dias sete de outubro e quatro de novembro, mas, mesmo assim, os especialistas afirmam que pode ser difícil determinar o que ocorrerá com o cometa.
O que nos resta a fazer é esperar e torcer para que ele sobreviva e nos dê um verdadeiro espetáculo no céu da Terra.

Fonte: hubble
http://www.engenhariae.com.br/meio-ambiente/se-sobreviver-cometa-do-seculo-podera-ser-visto-no-ceu-em-novembro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...