quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Fukushima registra novo vazamento de água altamente radiativa

Fukushima registra novo vazamento de água altamente radiativa
Acidente não tem ligação com vazamentos noticiados anteriormente.
As 300 toneladas de água que saíram de tanque têm muito mais radiação.


Foto divulgada pela Tepco mostra água contaminada que vasou de um tanque na usina nuclear de Fukushima. (Foto: AFP Photo/Tepco)

Água com altos níveis de radiação está vazando de um tanque da usina nuclear japonesa de Fukushima, no mais sério revés para os trabalhos de recuperação no local do pior acidente nuclear das últimas décadas no mundo.
O vazamento de cerca de 300 toneladas de água não tem ligação com vazamentos de água contaminada que foram noticiados nas últimas semanas, segundo a operadora da usina Tokyo Electric Power, conhecido como Tepco.
O novo vazamento, que ainda não foi controlado, envolve muito mais radiação do que os anteriores. Nesse caso, uma pessoa que ficasse uma hora exposta a uma distância de 50 centímetros do material receberia cinco vezes a dose de radiação estabelecida como limite médio anual para trabalhadores de usinas nucleares.
"Essa é uma grande quantidade de radiação. A situação está piorando", disse o cientista nuclear Michiaki Furukawa, professor emérito da Universidade de Nagoia.
A Tepco luta para manter a usina de Fukushima sob controle desde que três reatores do local foram danificados em decorrência de um terremoto e um tsunami, em março de 2011.
A Autoridade Reguladora Nuclear do Japão reclassificou o novo vazamento como um incidente do nível 1, o segundo mais baixo em uma escala internacional de vazamentos radiológicos, disse um porta-voz à Reuters na terça-feira.
Mas essa é a primeira vez que o Japão emite uma aferição desse tipo para Fukushima desde o acidente na usina, quando a situação chegou ao nível 7, o maior da escala.
Um funcionário da Tepco disse que os empregados da usina não conseguiram detectar a tempo o vazamento num dos tanques, permitindo que a água se acumulasse ao seu redor. "Precisamos rever não só os tanques como também nosso sistema de monitoramento", disse.
A Coreia do Sul e a China já manifestaram preocupação com o contínuo vazamento de água contaminada em Fukushima, no norte do Japão. O governo japonês prometeu neste mês ampliar sua participação no trabalho de recuperação da usina, depois de a Tepco admitir --após meses de negativas-- que a água contaminada chegou ao mar.

Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/08/fukushima-registra-novo-vazamento-de-agua-altamente-radiativa.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...