sexta-feira, 2 de agosto de 2013

EUGENIA: Novo vírus letal em macacos mostra potencial para infectar humanos

EUGENIA: Novo vírus letal em macacos mostra potencial para infectar humanos


Resultado de estudo que analisou surto em colônia de primatas na California deve alertar o mundo para os adenovírus.
Um novo tipo de vírus, altamente letal entre macacos, pode ser capaz de atingir os seres humanos.
O novo adenovírus afeta as pessoas causando resfriados, entre outros sintomas semelhantes aos da gripe e pode levar à morte.

O vírus foi identificado durante um surto em uma colônia de macacos na Califórnia em 2009. A maioria dos macacos infectados morreu durante o surto.
Na época, um cientista que trabalhava com os animais, assim como um membro de sua família, ficou doente e foi detectada a presença de anticorpos contra o vírus.

No estudo atual, os investigadores expuseram três macacos saguis ao vírus e todos os três desenvolveram uma espécie de resfriado, com doença respiratória leve e uma resposta de anticorpos à infecção. Todos os três macacos se recuperaram num prazo de12 dias.

Os resultados mostram que o novo vírus pode infectar e causar doença em diferentes espécies de primatas, disse o líder da pesquisa, Charles Chiu, da University of California, San Francisco.

"Este estudo levanta mais preocupações sobre o potencial destes vírus desconhecidos de se espalharem a partir de animais para seres humanos. Até o momento, esses adenovírus não têm sido associados à infecções entre macacos e seres humanos, mas os resultados dos nossos estudos sugerem que eles devem ser adicionados à lista de agentes patogênicos de animais que poderiam saltar a barreira das espécies para infectar os humanos," completa o cientista.


Fonte: Isaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...