segunda-feira, 3 de junho de 2013

Buraco no Sol provoca tempestades há mais de 20 horas

Buraco no Sol provoca tempestades há mais de 20 horas
Uma tempestade geomagnética de longa duração está atingindo a Terra há pelo menos 20 horas, provocando auroras em diversas regiões nas latitudes elevadas. O motivo da tormenta é o aumento da pressão do vento solar, provocada por um enorme buraco na coroa solar. 


Os buracos coronais são regiões da coroa onde a densidade do plasma (gás aquecido a milhares de graus) é menor que nas áreas adjacentes. Nos buracos, as linhas do campo magnético são unipolares e abertas e não conseguem manter o plasma aprisionado, que escapa em direção ao espaço em altíssima velocidade. Isso aumenta a pressão do vento solar.

Quando as áreas onde se localizam os buracos coronais estão voltadas para a Terra, verifica-se um aumento na atividade geomagnética causada pelo impacto mais intenso das partículas do vento solar na ionosfera. Isso faz o índice KP que mede a instabilidade nesta região se elevar, configurando um quadro conhecido como tempestade geomagnética.

Algumas vezes, o buraco coronal ejeta o plasma de forma súbita, criando uma onda de choque dentro do fluxo contínuo do vento solar. Essa onda de choque, quando atinge a Terra, pode fazer a tormenta se prolongar por diversas horas e com intensidade bem acima do normal.



Normalmente, o fluxo de o vento solar oscila entre 300 km/s e 400 km/s, mas pode bater facilmente a casa dos 800 km/s quando um buraco coronal está pressionando o fluxo de partículas. 

Às 17h15 BRT de sábado, a velocidade de o vento solar era de 607 km/s, mas durante todo o período variou bastante, com picos atingindo a marca de 690 km/s. 

Devido à tempestade geomagnética, diversas auroras polares foram observadas, como essa registrada na noite de sexta-feira pelo fotógrafo Brad Goldpaint, próximo ao Crater Lake National Park, no estado americano do Oregon.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Buraco_no_Sol_provoca_tempestades_ha_mais_de_20_horas&posic=dat_20130601-174047.inc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...