quarta-feira, 15 de maio de 2013

Vulcão Popocatépetl lança cinza e material incandescente no México


Vulcão Popocatépetl lança cinza e material incandescente no México


O vulcão Popocatépet, localizado próximo à Cidade do México, registrou uma explosão eruptiva nessa terça-feira e lançou uma grande quantidade de cinzas e material incandescente a mais de um quilometro, informou o Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred).

As autoridades mantêm o nível de alerta do vulcão em amarelo fase três, uma fase anterior a desocupação dos povoados próximos. Em comunicado, o Cenapred indicou que após a explosão dessa terça, 14 exalações de moderada intensidade foram registradas ao longo do dia, todas com emissões de vapor de água, gás e cinza.

Previamente, o órgão informou que realizou um voo de reconhecimento sobre a cratera do Popocatépetl com o apoio das Forças Armadas do México.

As autoridades puderam confirmar a presença de um domo de lava de aproximadamente 350 metros de diâmetro e 50 centímetros de espessura, o qual depois da explosão da manhã "sofreu uma ligeira deflação", embora não tenha se reduzido de maneira significativa. "O evento citado pode representar o início da destruição do domo", precisou o Cenapred.

No entanto, o Popocatépetl segue sendo supervisado 24 horas, sendo que "qualquer mudança significativa da atividade do vulcão será notificada oportunamente".

Com uma altitude de 5.452 metros, o Popocatépetl é a segunda maior montanha do México e um dos 14 vulcões ativos do país que registra maior atividade.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/vulcao-popocatepetl-lanca-cinza-e-material-incandescente-no-mexico,18b595d82cd9e310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...