quarta-feira, 15 de maio de 2013

Vulcão ameaça evacuação histórica perto da capital do México


Vulcão ameaça evacuação histórica perto da capital do México

O alerta vulcânico está no nível Amarelo Fase 3, um anterior à evacuação preventiva


 O vulcão Popocatepétl está em atividade e as autoridades estão em alerta para a possível evacuação de pelo menos 12 mil pessoas Foto: AP
O nível de alerta nos arredores do vulcão Popocatépetl, no centro do México, era alto nesta segunda-feira diante da possibilidade de erupção, enquanto as autoridades regionais tomavam medidas para uma possível evacuação e para manter a calma dos moradores.

O alerta vulcânico está no nível Amarelo Fase 3, um anterior à evacuação preventiva, informou nesta segunda-feira o oficial Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred), em um comunicado.

A entidade tinha elevado o alerta no domingo nas imediações do vulcão, situado a 55 km da superpopulosa Cidade do México, após registrar 25 exalações de intensidades baixa e moderada, emissão de cinzas e, inclusive, uma explosão moderada.

Estes eventos ocorreram em um ritmo inferior nas últimas horas, destacou nesta segunda-feira o Cenapred, que continua proibindo a mobilização em um raio de 12 quilômetros da cratera.
O organismo lembrou que existe a probabilidade de que haja "atividade explosiva de escala média a alta, crescimento de domos e possível expelição de lava", além de chuvas de cinzas sobre povoados próximos.

Os governadores dos estados de México e Puebla, onde está situado o vulcão, assim como a capital mexicana indicaram que, por enquanto, não está prevista a evacuação dos moradores, embora já estejam prontos os protocolos de ação e abrigos tenham sido preparados.

O governo da Cidade do México (8,5 milhões de habitantes), afirmou que, por enquanto, só acredita que haja risco de queda de cinzas na cidade. As atividades nas comunidades situadas no sopé do Popocatépetl mantinham a normalidade nesta segunda-feira.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/vulcao-ameaca-evacuacao-historica-perto-da-capital-do-mexico,eabc95d82cd9e310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...