sábado, 25 de maio de 2013

Terremoto do Extremo Oriente repercutiu em Moscou

Terremoto do Extremo Oriente repercutiu em Moscou


© OSC75
Ecos de um forte sismo acontecido em Kamchatka chegaram até Moscou. Ontem de manhã, pequenos abalos foram sentidos em vários bairros da capital russa. Inclusive alguns prédios foram evacuados.
Sismólogistas acalmam: o ocorrido está na ordem natural das coisas. Mas para os moscovitas, que desde 1990 desconhecem em absoluto o que é um tremor de terra, mesmo o mais insignificante, isso se tornou uma verdadeira sensação.
Para os moradores da capital, a manhã de sexta-feira começou com vacilações. Ora, houve o terremoto ou não? Algumas testemunhas reportam que sentiram abalos subterrâneos no centro, norte e sudoeste de Moscou, outras dizem que não perceberam nada parecido. Mas os fatos falam por si: o Ministério das Situações de Emergência enviou equipes de socorristas simultaneamente para vários endereços e alguns edifícios foram evacuados. Num prédio de apartamentos localizado na parte central da cidade, os socorristas obrigaram a sair à rua 150 moradores, relata Viktor Biriukov, chefe do serviço de imprensa da direção geral de emergências de Moscou.
"Nosso centro telefônico de emergência recebeu, mais ou menos ao mesmo tempo, várias chamadas provenientes desde distintos bairros de Moscou. As pessos diziam sentir tremores, que viam lustres a oscilar ou ligeira ondulação da água em aquários. Enviamos especialistas para todos os endereços registrados por nossos operadores de plantão".
O Ministério das Situações de Emergência adverte: as réplicas do terremoto do Extremo Oriente iriam continuar. No entanto, estes tremores seriam ainda mais fracos do que os registrados na manhã de sexta, tranquiliza o vice-diretor do Serviço Geofísico da Academia das Ciências da Rússia, Oleg Starovoit.
"Nossos instrumentos instalados na estação sismológica de Moscou marcaram que na capital se dera um deslocamento de cerca de uma décima de milímetro, o que é suficiente para poder ser percebido em distintas partes da cidade. Terremotos como este não trazem nenhuns riscos, e, via de regra, são sentidos em locais de subsolo fraco ou por pessoas capazes de sentir os tremores mais reduzidos".
 Kamchatka dista de Moscou mais de seis mil quilômetros e meio. Mas o terremoto foi tão potente que seus ecos percorreram todo o país. Os tremores subterrâneos foram sentidos na província de Krasnodar, em algumas áreas da Bashkíria, em território da região de Novossibirsk e, em parte, em São Petersburgo. O foco do sismo de magnitude 8,2 jazia a 600 quilômetros de profundidade, no mar de Okhotsk. Em Petropavlovsk-Ka mchatski, as casas estavam cambaleando durante cinco minutos. Não obstante a isso, o elemento não causou destruições. Tampouco houve vítimas ou feridos. Após uma análise minuciosa de dados, o centro regional para o Extremo Oriente do Ministério das Situações de Emergência revogou o alarme de tsunami.


Anna Khrustaleva
fonte; http://portuguese.ruvr.ru/2013_05_25/Terremoto-do-Extremo-Oriente-repercutiu-em-Moscou/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...