domingo, 12 de maio de 2013

Neurocientistas criam chip que restaura a memória


Neurocientistas criam chip que restaura a memória

Uma equipe de neurocientistas norte-americanos testou com êxito em ratos e macacos um chip capaz de reverter problemas de memória, e esperam testar o implante cerebral em humanos nos próximos anos.

Para isso, os cientistas estudaram como nosso cérebro cria e armazena as memórias de longo prazo (que nos lembramos por dias ou anos), para então simulá-las em um cérebro que sofreu algum dano. Além disso, eles analisaram o hipocampo, área do cérebro responsável por transformar memórias de curto prazo (que dura somente alguns segundos ou minutos) em memórias de longo prazo.
Ted Berger, engenheiro biomédico da Universidade do Sul da Califórnia, estudou nessa área como os sinais elétricos se propagam por meio dos neurônios, e criou um modelo matemático para reproduzir essa movimentação.
Segundo ele, a técnica não irá colocar as memórias de uma pessoa de volta ao cérebro, mas irá devolver a ele a capacidade de criar e manter memórias, estimulando uma área danificada do cérebro. Embora os testes ainda não tenham sido realizados em humanos, o processo se mostrou muito eficaz em ratos e macacos cujos cérebros foram comprometidos com uma droga – onde os implantes cerebrais processaram a informação do mesmo modo que um neurônio. [DailyMail]
Lucas Rabello
Data: 11/05/2013
http://misteriosdomundo.com/neurocientistas-criam-chip-que-restaura-a-memoria#ixzz2T5ttTUXN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...