quarta-feira, 15 de maio de 2013

Moscou bate novo recorde de calor na primavera


Moscou bate novo recorde de calor na primavera

 Jovem relaxa na Praça Manezhnaya, em Moscou, onde a tenperatura passou doa 28°C nesta terça Foto: AFP

Moscou bateu nesta terça-feira um novo recorde histórico de temperatura quando os serviços meteorológicos registrassem a marca mais alta nos termômetros da capital russa para um 14 de maio.

"A temperatura em Moscou já superou sua marca histórica. Às 13h locais, a temperatura chegou a 28,7°C. São 0,3°C a mais que o recorde anterior para um 14 de maio, registrada em 1996", informa o site do Serviço Meteorológico da Rússia (SMR).

Certamente o registro irá aumentar ao longo do dia, já que a temperatura tende a subir por volta do meio da tarde, lembraram os meteorologistas.

"A temperatura continua subindo. Hoje é o quinto dia consecutivo em que supera os 25°C na capital", disseram no SMR. A capital russa não deixou de bater recordes históricos desde novembro passado.

Há apenas dois meses, a cidade se despediu do inverno com a maior nevada em mais de 130 anos de acompanhamento, que se produziu no mês de março a maior quantidade de neve em 50 anos e muito frio, com temperaturas médias de 5°C abaixo da norma climática.

Curiosamente, a primeira grande nevasca da temporada de inverno também bateu no final do mês de novembro uma marca de mais de 50 anos.

Em dezembro, o país sofreu pela maior e mais longa onda de frio ártico em 75 anos para o primeiro mês do inverno, que deixou temperaturas inferiores a 50°C negativos em algumas regiões do Extremo Oriente russo e abaixo de 20°C em Moscou.

Depois do frio, várias nevadas que se prolongaram com poucos intervalos durante os três meses seguintes e, já no início de fevereiro, os serviços meteorológicos da capital russa informaram que foi o inverno com mais neve em 100 anos.

A camada de neve durante o período do inverno 2012-2013 chegou a 327 centímetros, mais que o dobro da norma climática, fixada em 152 centímetros.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/moscou-bate-novo-recorde-de-calor-na-primavera,ffff69953cd9e310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...