terça-feira, 14 de maio de 2013

Meteorito de Chelyabinsk dá origem a especulações


Meteorito de Chelyabinsk dá origem a especulações
Alexandra Zakharova


AFP
Todos os dias aparecem novas versões sobre o que aconteceu em Chelyabinsk, na Rússia. Os jornalistas e os políticos não querem ficar atrás dos cientistas. Falam de uma conspiração universal e mesmo sobre testes de novas armas estranhas. Porém, os peritos da Voz da Rússia afirmam que o o corpo celeste que caíu, não tendo garantidamente qualquer relação nem com a política, nem com os armamentos, pode vir a servir de excelente promoção da região.
Na Internet russa, o meteorito que explodiu sobre Chelyabinsk se tornou no alvo principal das brincadeiras. A Web foi invadida por colagens e desenhos com o tema de terríveis estrelas cadentes sobre o principal centro da indústria de defesa do país. Eles se queixam de que as autoridades locais não tiveram tempo de chamar Bruce Willis em seu socorro. Também dizem que o meteorito foi um “presentinho” aos namorados pelo dia de São Valentim. Se os russos receberam a ameaça espacial com humor, já a mídia mundial fez o contrário e tenta empolar uma possível catástrofe global. Assim, por exemplo, os cientistas norte-americanos estimaram a potência da explosão sobre Chelyabinsk em 20 bombas atômicas. Contudo, as estimativas da sua potência são muito díspares, conta Serguei Moskaliov:
"Agora nem se consegue encontrar o local onde caiu o meteorito. Não aconteceu nada para além de uma forte onda de choque sonora. Neste caso tivemos sorte. Mas temos de pensar no que poderá acontecer se ele for dez vezes maior e cair sobre uma zona densamente povoada ou sobre uma hidrelétrica, cujas enxurradas podem atingir milhares de pessoas."
Divulgada gravação de som de explosão do meteorito de Chelyabinsk
Não foi só a Rússia a ter observado a chuva de meteoros. Corpos celestes semelhantes foram também vistos em Cuba e na Califórnia, EUA. Essa grande dispersão geográfica provocou muitas especulações. Uns sugerem uma tentativa de invasão, outros – um possível contacto dos extraterrestres. Já os cientistas falam de vários fragmentos do mesmo corpo celeste. Eles se dispersaram para tão longe uns dos outros devido à rotação da Terra. No entanto, vale a pena estudar cada uma das versões, afirma Serguei Smirnov, pesquisador sênior do Observatório de Pulkovo:
"Isso é mais uma prova que a Terra não se move num espaço vazio, mas numa área do Sistema Solar muito saturada de corpos espaciais. É impossível dizer com segurança do que se trata: de um fluxo, de um antigo cometa ou de um antigo asteroide, ou mesmo de um aparelho espacial destruído, cujos fragmentos estarão a cair? Por enquanto se procede à recolha de informação. Mesmo as versões mais fantasiosas devem ser discutidas."
As especulações da mídia e as afirmações de alguns políticos acerca de uma conspiração militar contra a Rússia ou de testes de supostas superarmas, camufladas de meteorito, são apenas conversa na opinião do futurólogo Serguei Moskaliov:
"Não penso que se trate de qualquer conspiração. Ninguém possui tais capacidades. Supor que os norte-americanos tenham lançado um meteorito sobre nós é um absurdo. Está ao nível da imprensa sensacionalista."
Por enquanto, os cientistas ainda não conseguiram encontrar o próprio meteorito. Segundo uma das versões, ele se terá afundado no lago Chebarkul, segundo outra – terá caindo nos bosques das redondezas. Entretanto, pessoas com espírito empreendedor já começaram a vender estilhaços do objeto espacial a um preço de vários milhares de dólares por cada grama. Entretanto, a polícia russa avisa: na maioria dos casos, os “pedaços do meteorito” vendidos na Internet de não são partículas do objeto extraterrestre mas apenas pedrinhas parecidas. As hipóteses fantasiosas sobre uma conspiração universal e sobre uma invasão extraterrestre podem transformar Chelyabinsk no local mais misterioso do planeta. Se as agências de viagens locais se apressarem a oferecer excursões “no rasto do meteorito”, então teremos uma invasão de turistas.

fonte;http://portuguese.ruvr.ru/2013_02_20/Meteorito-de-Chelyabinsk-da-origem-a-lendas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...