domingo, 12 de maio de 2013

Cientistas estudam mistério do campo magnético lunar


Cientistas estudam mistério do campo magnético lunar

A lua gerou um campo magnético surpreendentemente intenso até pelo menos 3,56 bilhões de anos atrás, 160 milhões de anos a mais do que se pensava, segundo um novo estudo.

Estes resultados poderiam lançar luz não apenas sobre o campo magnético da lua, que agora é extremamente fraco, mas também nos campos dos asteroides e outros mundos distantes.
O campo magnético da Terra é criado pelo seu dínamo interno, que por sua vez é gerado pela agitação do núcleo de metal derretido do planeta. A pesquisa sugere que a Lua já teve um dínamo, com evidências de magnetismo encontradas em rochas lunares trazidas das missões Apollo.
Modelos do núcleo da lua sugerem seu dínamo deve ter durado apenas até cerca de 4,1 bilhões de anos atrás. No entanto, no ano passado, cientistas revelaram que a Lua possuía um campo magnético muito mais duradouro do que se pensava anteriormente, com um poderoso dínamo em seu núcleo entre 4,2 bilhões de anos atrás e 3,56  bilhões anos atrás.
Pesquisadores propuseram duas possibilidades para explicar por que o campo magnético da Lua durou tanto tempo. Uma possível explicação é que impactos cósmicos gigantes definiram a agitação da lua o suficiente para conduzir o seu dínamo. Outra explicação tem a ver com a forma como o núcleo da Lua gira dentro de um eixo ligeiramente diferente de sua camada do manto, gerando oscilações – conhecidas como precessão – que poderiam modificar drasticamente o núcleo.
A ideia de impacto cósmico é apoiada pelo fato de que a Lua experimentou colisões maciças até cerca de 3,7 bilhões de anos atrás, como a que criou a cratera Mare Imbrium, com 1.150 quilômetros de largura.
No entanto, o dínamo gerado por cada impacto teria durado meros 10 mil anos, segundo os cientistas. Em contraste, se a precessão formou um dínamo lunar, a Lua poderia ter continuamente um campo magnético até pelo menos 1,8 bilhões de anos atrás.
Agora, uma nova análise da maior rocha lunar, trazida para Terra por astronautas da Apollo 11 em 1969, revela que o dínamo lunar durou cerca de 160 milhões anos a mais do que se pensava antes.
Os cientistas investigaram uma amostra de 5 gramas, tomada a partir de uma rocha vulcânica com 3,56 bilhões de anos de idade.
“Quando as rochas se solidificaram a partir da lava, elas capturaram um registro do campo magnético em seu ambiente”, disse o principal autor do estudo Clément Suavet. “Ao estudar as rochas de diferentes idades, podemos reconstruir a história dos campos magnéticos da superfície lunar.”
A análise revelou que a intensidade do campo magnético lunar era excepcionalmente forte há 3,56 bilhões de anos. Isto parece indicar que o campo magnético da Lua se estabilizou notavelmente desde então.
Aprender mais sobre como dínamo da Lua se originou e se desenvolveu pode lançar luz sobre os dínamos de objetos menores, como asteroides, e corpos maiores, como planetas.
“A lua é como um laboratório gigante onde podemos testar nossas teorias sobre como os planetas se formam e evoluem”, disse Suavet.
Muitas questões permanecem sobre o campo magnético da lua. Não se sabe, por exemplo, como ele desapareceu ao longo do tempo. [Space]

Autor: Lucas Rabello
Data: 10/05/2013
http://misteriosdomundo.com/cientistas-estudam-misterio-do-campo-magnetico-lunar#ixzz2T5wEo6a4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...