quarta-feira, 15 de maio de 2013

82.000 manuscritos do Vaticano serão colocados na internet


82.000 manuscritos do Vaticano serão colocados na internet

Escrito por M.F. Luder

Mais de cinco séculos de documentos e manuscritos deverão ser preservados online.
A biblioteca do Vaticano está cheio de textos históricos e tesouros literários que remontam centenas de anos.
O processo de digitalização de mais de 40 milhões de páginas, porém, não é uma tarefa fácil, graças as páginas que se desintegram quando abertas e escritas em ouro ou prata iluminações que são particularmente difíceis de digitalizar.
"É importante perceber que há ouro ou prata em um manuscrito", disse o líder do projeto, Luciano Ammenti. "Isso requer um processo muito particular, porque a luz vai ser diferente."
O esforço para digitalizar a coleção maciça irá garantir que a biblioteca do Vaticano seja preservada para as gerações futuras com uma exigência estimada de mais de 43 petabytes de armazenamento.
"Este é o nosso sonho, dar acesso ao mundo a nossos manuscritos", disse Ammenti. "Começamos com o mais delicados, os livros que estão em uma situação crítica para a conservação."
O projeto, finalmente a funcionar um ano após seu anúncio, utiliza uma frota de equipamentos para captar a vasta gama de páginas acumulado pelo Vaticano ao longo de cinco ou seis séculos, em um dos mais valiosa coleção do mundo de livros e manuscritos.

fonte: http://arquivoufo.com.br/2013/05/14/82-000-manuscritos-do-vaticano-serao-colocados-na-internet/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...