sexta-feira, 29 de março de 2013

Saúde vacina contra novo tipo de gripe


Saúde vacina contra novo tipo de gripe


Campanha Nacional de Combate à Gripe deste ano irá combater o vírus H2N3, apontado como causador de uma forma mais grave da doença.
O Ministério da Saúde vai realizar entre os dias 15 e 26 do próximo mês a 15ª Campanha Nacional de Combate à Gripe, que este ano vai imunizar contra um novo tipo de vírus. Na Paraíba, a expectativa é vacinar 763.841 pessoas, sendo que 121.822 delas estarão em João Pessoa. Serão enviadas 836.410 doses para o Estado.
Neste ano, as doses terão substâncias que combaterão três tipos de vírus. Entre eles está o H2N3, que é apontado como o causador de uma forma mais grave da gripe e representa um risco para portadores de doenças crônicas. Ele já fez vítimas na América do Norte e, há cerca de seis meses, foi descoberto também em território brasileiro, nos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.
Além de prevenir novos registros, o Ministério da Saúde também decidiu incluir as substâncias que combatem o H2N3 na campanha deste ano, em cumprimento a uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Outra medida adotada pelo governo para evitar a incidência do H2N3 foi incluir nos grupos prioritários da vacinação nacional os portadores de doenças crônicas e que são mais vulneráveis a ter complicações causadas pelo vírus. Além do H2N3, as doses vão proteger a população contra os vírus H1N1 e Influenza B.
De acordo com o Ministério da Saúde, o H3N2 representa maior risco, principalmente, para portadores de doenças crônicas, a exemplo de diabetes, hipertensão e transplantados, por conta da baixa imunidade que, geralmente, essas pessoas apresentam.
Sem tratamento, o microorganismo pode causar pneumonia, obrigar o paciente a se internar em hospital e até levar à morte.
Os sintomas, porém, são os mesmos dos outros tipos de vírus.
O dia “D” de combate à gripe será no sábado, dia 20. Em João Pessoa, cerca de 1.200 profissionais de saúde serão mobilizados, para aplicar as doses na população. Todas as 180 Unidades de Saúde da Família estarão abertas e ainda haverá equipes de prontidão em pontos móveis, que serão instalados em estabelecimentos comerciais, como shoppings, farmácias e supermercados.
“Nossa intenção é imunizar o público-alvo. Para isso, é preciso que as pessoas colaborem, comparecendo aos locais de vacinação”, disse a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Kiara Dantas.
Idosos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período puerpério (que passaram pelo parto há 45 dias), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos fazem parte dos grupos prioritários que precisam receber a vacina.
Segundo Kiara Dantas, os portadores de doenças crônicas só serão imunizados se apresentarem um atestado médico, informando o tipo de patologia em tratamento. No Brasil, a expectativa é vacinar 39,2 milhões de pessoas. Para isso, serão distribuídas quase 43 milhões de doses.
Ao todo, serão 65 mil postos de vacinação e envolvimento de 240 mil pessoas, com uso de 27 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais. A ação é resultado de uma parceria firmada com governos federal, estaduais e municipais.

fonte;http://www.uirauna.net/site/saude-vacina-contra-novo-tipo-de-gripe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...