domingo, 31 de março de 2013

Robô da Nasa encontra rocha que nunca foi vista em Marte


Robô da Nasa encontra rocha que nunca foi vista em Marte


Depois de atirar com lasers e raios-X, o Rover da NASA Curiosity determinou que uma rocha apelidada de "Jake Matijevic" é de uma variedade jamais vista em Marte.
"Este é um tipo de rocha que não tinhamos visto antes" por robôs anteriores de Marte, incluindo o Spirit e Opportunity, disse Roger Weins, principal investigador do Curiosity, durante uma conferência de imprensa da NASA.
Ele teria sido formada sob uma pressão relativamente elevada e, muitas vezes, na presença de água. Enquanto Curiosity tem como foco investigar rochas sedimentares – que podem indicar a presença de condições para a vida – Matijevic é uma rocha ígnea que provavelmente foi formada há cerca de 5 milhas abaixo da superfície marciana.
A sonda foi investigar Matijevic principalmente como um teste inicial de seus instrumentos que podem determinar a composição química. Curiosity também usou seu instrumento para atirar mais de 400 explosões de lase e obter vaporização em quantidades microscópicas e em seguida analisar a poeira resultante e plasma. Este estudo mostrou que a rocha continha uma série de elementos tais como silício, alumínio, sódio e potássio.
"Isso foi surpreendente, pois se difere da composição do que conhecemos de rochas em Marte", disse Edward Stolper, da equipe científica da Curiosity.
Os cientistas acreditam que a rocha formada no interior de Marte quando o magma subiu através de um vulcão. À medida que o magma esfriou, elementos, incluindo níquel, ferro, magnésio e cristalizou-se, deixando para trás um material rico em silício, alumínio, sódio e potássio, além da água.

Escrito por M.F. Luder
Leia mais em: http://arquivoufo.com.br/2012/10/12/robo-da-nasa-encontra-rocha-que-nunca-foi-vista-em-marte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...