domingo, 31 de março de 2013

É possível viajar no tempo? Os cientistas dizem que talvez


É possível viajar no tempo? Os cientistas dizem que talvez


A viagem no tempo é um grampo de ficção científica, com a mais recente versão aparecendo no filme "Looper". Saltos através do tempo são possíveis, de acordo com as leis da física, apesar de que viajar para o futuro parece ser muito mais viável do que viajar para o passado.
Em "Looper", o ator Joseph Gordon-Levitt vive o personagem Joe, um assassino que mata alvos enviados de volta no tempo pela multidão. As coisas ficam complicadas quando Joe é atribuído a matar o seu próprio futuro, interpretado por Bruce Willis. O filme, produzido pela TriStar Pictures, chegou recentemente aos cinemas.
No filme, a viagem no tempo tem sido usada para fins nefastos por pessoas que operam fora da lei. Mas pode uma coisa dessas acontecer na vida real?
"Sim, na verdade, de acordo com as leis da física é possível alterar a taxa em que os relógios correm", disse Edward Farhi, diretor do Centro de Física Teórica no MIT. "Não há dúvida de que você pode saltar para o futuro."
No entanto, Farhi diz voltar para o passado é um pouco mais problemático. De acordo com teoria da relatividade de Einstein, que revelou como a passagem do tempo é relativa, depende de quão rápido você está viajando.
Quanto mais rápido você for, mais o tempo parece abrandar, de modo que uma pessoa que viaja em uma nave muito rápida, por exemplo, iria experimentar uma viagem de duas semanas algo que poderia levar 20 anos para pessoas deixadas na Terra.
Desta forma, uma pessoa que queria viajar para um período de, no futuro, só precisa de bordo de um veículo rápido o suficiente para matar o tempo. "Isso foi uma coisa enorme quando Einstein percebeu que o fluxo do tempo não era uma coisa constante", disse Farhi.
No entanto, este tipo de manipulação só afeta a taxa a que o tempo avança. Não importa a sua velocidade, o tempo vai ainda progredir na direção do futuro, deixando os cientistas praticamente impossibilitados de viajar para o passado.
Algumas soluções bizarras para as equações de Einstein sugerem que viajar para trás no tempo pode ser possível, mas para isso poderia exigir cerca da metade da massa do universo em energia, e provavelmente iria destruir o universo no processo.
E mesmo se a ciência conseguisse apresentar um método para viajar no tempo para trás, há paradoxos preocupantes envolvidos.
"Se você pudesse voltar no tempo, você poderia impedir que seus pais fiquem juntos, interferindo que você exista", disse Farhi. "Eu acho que algumas pessoas podem dizer que este seria o nosso fim."
Ainda assim, a física não planeja proibir as viagens no tempo em qualquer direção e a porta permanece aberta para futuras soluções.

Escrito por M.F. Luder
fonte: http://arquivoufo.com.br/2012/11/01/e-possivel-viajar-no-tempo-os-cientistas-dizem-que-talvez/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...