sexta-feira, 29 de março de 2013

Coreia do Norte coloca mísseis de prontidão para atacar bases dos EUA


Coreia do Norte coloca mísseis de prontidão para atacar bases dos EUA

Ordem partiu do líder Kim Jong-un após uma reunião de emergência realizada nesta sexta-feira (pelo horário local)


Segundo os EUA, os bombardeiros B-2 Spirit devem participar de um treinamento Foto: AP

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, determinou que as unidades de mísseis do país fiquem de prontidão para atacar bases militares dos Estados Unidos na Coreia do Sul e no Pacífico. A definição saiu de uma reunião de emergência na sexta-feira (horário local), depois que os EUA realizaram exercícios com aviões "invisíveis". As informações são da agência de notícias oficial da Coreia do Norte KCNA.
A agência disse que Kim emitiu as ordens durante uma reunião à meia-noite com os principais generais e "julgou que havia chegado a hora de acertar as contas com os imperialistas dos EUA, tendo em vista a situação que vigora".

"Ele finalmente assinou o plano para preparações técnicas de foguetes estratégicos da KPA, ordenando que estejam de prontidão para disparar, de maneira que possam atacar a qualquer hora o continente americano, suas bases militares em teatros de operações no Pacífico, incluindo Havaí e Guam, e aquelas na Coreia do Sul", acrescentou a agência.

Mais cedo, o secretário americano da Defesa, Chuck Hagel, disse que os Estados Unidos estão "preparados para enfrentar qualquer eventual" ameaça da Coreia do Norte, admitindo que o risco ligado a Pyongyang aumenta. "Estaremos preparados, precisamos estar preparados, para enfrentar eventuais" ameaças, afirmou.
Em meio à crescente tensão entre as duas Coreias, dois bombardeiros estratégicos B-2 da Força Aérea americana partiram hoje de uma base militar nos EUA para a Coreia do Sul. A medida reforça o compromisso americano de defender seu aliado em um possível conflito com a Coreia do Norte.
"O comando estratégico militar dos EUA enviou da base da Força Aérea Whiteman dois bombardeiros B-2 Spirit para um longo voo de treinamento com posterior retorno, no âmbito dos exercícios militares anuais conjuntos dos EUA e Coreia do Sul”, diz o comunicado divulgado pelos Estados Unidos.

Os bombardeiros B-2 são capazes de transportar asrmas nucleares. A medida pode acirrar ainda mais os ânimos na região. A Coreia do Norte, sob o comando de Kim Jong-un, já havia advertido que tomará medidas de retaliação, caso aviões americanos apareçam no céu da península coreana.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/coreia-do-norte-coloca-misseis-de-prontidao-para-atacar-bases-dos-eua,0099a7af252bd310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...