sábado, 23 de fevereiro de 2013

Nova sonda lunar manda imagens super-detalhadas


Nova sonda lunar manda imagens super-detalhadas


A sonda espacial Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da Nasa, agência espacial estadunidense, mandou imagens super-detalhadas de regiões menos exploradas da lua.
Feita para ajudar o planejamento das próximas missões lunares, a LRO deve tirar as fotos detalhadas da lua para criar um mapa mais minuncioso que as imagens feitas pela agência espacial japonesa com a sonda Selene, que colidiu com a lua no dia 11 de junho.
A própria Nasa tem imagens em alta resolução da lua, feitas em uma missão de 1966, mas estas novas imagens devem conseguir distinguir objetos tão pequenos quanto 3 metros.
Apenas a missão Apollo, da Nasa, e a Selene têm imagens tão detalhadas quanto essas. Entretanto, essas imagens não foram tiradas na órbita. Nos próximos dias, a Nasa irá começar a fazer o mapa topográfico tridimensional do nosso satélite, além de medir a temperatura da lua, e criar imagens de crateras permanentemente sombreadas.
Um outro instrumento, que deve medir a luz do sol, em busca de gelo na superfície lunar, deve ser ativado após todos os outros instrumentos sejam ligados. [Gizmodo]


fonte;http://hypescience.com/18111-fotos-lua-alta-resolucao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...