sábado, 23 de fevereiro de 2013

Gigantesca estrela explode… Junto com teoria


Gigantesca estrela explode… Junto com teoria


Uma enorme estrela explodiu mesmo sendo milhões de vezes mais luminosa do que nosso Sol e bem mais jovem. Isso sugere que ainda não entendemos a vida estelar tão bem quanto achamos.
“Isso pode significar que estamos errados e que as teorias que conhecemos precisam ser revisadas” declarou Avishay Gal-Yam, do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel.
De acordo com as antigas teorias, a pobre estrela, que tinha cem vezes a massa do Sol, não estava madura o suficiente para ter desenvolvido um enorme centro de ferro que causa fusão nuclear – isso é considerado um pré-requisito para uma implosão, que causa o tipo de destruição de uma supernova.
O estudo que está sendo realizado agora envolve imagens antigas, que serão comparadas com a explosão mais recente. É um raro caso em que o “progenitor” da supernova foi encontrado. Fotos tiradas pelo Hubble, em 1997, revelam a pré-explosão da estrela como sendo um evento muito luminoso.
A estrela progenitora era tão brilhante que, provavelmente, pertencia a uma classe chamada “Variáveis Azuis Luminosas” (LBVs), já que nenhum outro tipo de estrela é tão brilhante. Quando uma estrela dessas evolui, ela perde parte de sua massa devido aos fortes ventos estelares que carregam parte de seu material para o espaço. E só depois de um certo tempo que ela desenvolve um centro de ferro e, normalmente, explode.
Essa explosão inesperada mostra que nem todas as estrelas se comportam da mesma forma. E temos uma candidata para apresentar um tipo de comportamento diferente relativamente próxima a nós. O nome dela é Eta-Carinae e está há apenas 7500 anos luz de distância, dentro da Via Láctea.
O comportamento das LVBs continuam um mistério para Mario Livio, do Instituto de Baltimore, “devemos manter um olho na Eta-Carinae, podemos nos surpreender mais uma vez” explica.
De acordo com Gal-Yam, apenas uma pequena parte da massa da estrela continua vagando pelo universo. Aparentemente, a maior parte de seu corpo foi arrastada para um buraco negro, formado por causa da explosão, no centro da supernova. [Live Science]

fonte;http://hypescience.com/gigantesca-estrela-explode-junto-com-teoria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...