sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Garoto é atingido por meteorito a 48 mil km/h


Garoto é atingido por meteorito a 48 mil km/h


Gerrit Blank, de 14 anos, estava a caminho da escola quando, segundo ele, viu uma “bola de luz” vindo em sua direção no céu. O meteorito, do tamanho de uma ervilha, atingiu a mão do garoto logo antes de cair no chão, onde deixou uma cratera de 30 centímetros. Estima-se que o meteorito tinha uma velocidade de cerca de 48 mil quilômetros por hora quando atingiu o garoto.
Blank ficou com uma cicatriz de quase dez centímetros na mão, o que ainda é um alívio: as chances de se sobreviver a uma queda de meteorito são de uma em um milhão. De acordo com o garoto, ele viu a luz do meteorito vindo em sua direção, e logo depois de sentir que sua mão tinha sido machucada, ouviu um barulho muito alto, da colisão do meteorito no chão. “O barulho que veio depois da luz era tão alto que meus ouvidos ficaram zumbindo por horas depois”, diz.
Cientistas agora estão estudando o meteorito, que caiu na cidade de Essen, na Alemanha. Testes químicos provaram que a pedra realmente veio do espaço. Ansgar Kortem, diretor do Observatório Walter Hohmann na Alemanha, afirma que a pedra é um meteorito verdadeiro, muito valioso para colecionadores e cientistas. “A maior parte dos meteoritos não chega ao chão porque eles evaporam na atmosfera”, afirma. Kortem ainda completa: “Daqueles que chegam à Terra, estima-se que seis em cada sete caem na água”.
O único outro exemplo conhecido de uma pessoa que foi atingida por um meteorito e sobreviveu foi em 1954, em Alabama, nos Estados Unidos. Na ocasião, um fragmento de aproximadamente dez centímetros caiu em uma casa, sobre de uma mulher que dormia.[Telegraph]

fonte:http://hypescience.com/garoto-de-14-anos-e-atingido-por-meteorito/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...