sábado, 23 de fevereiro de 2013

Cientistas descobriram um sistema de planetas aliens similar ao Sistema Solar


Cientistas descobriram um sistema de planetas aliens similar ao Sistema Solar


Astrônomos descobriram um grupo de pelo menos cinco planetas no espaço circulando em torno de uma estrela em um arranjo semelhante ao nosso próprio sistema solar.
Os planetas e sua própria estrela parecida com o Sol estão a cerca de 127 anos-luz da Terra. Segundo os astrônomos, este é apenas um dos 15 sistemas planetários conhecidos por terem mais de três mundos.
Segundo os pesquisadores, os cinco planetas circulam em volta de sua estrela-mãe, chamada HD 10180, em um padrão regular como os planetas do nosso sistema solar, apenas em um arranjo mais compacto.
Dos dois planetas adicionais que podem estar presentes, um deles pode ter a massa mais próxima da Terra que já se viu.
Segundo os cientistas, esta descoberta notável também destaca o fato de que agora estamos entrando numa nova era de investigação: o estudo dos sistemas complexos dos planetas e não apenas dos planetas individualmente.
Os investigadores dizem que os estudos dos movimentos planetários no novo sistema revelam complexas interações gravitacionais entre os planetas e ajudam a entender a evolução do sistema a longo prazo.
Alguns dos planetas têm massas semelhantes à de Netuno, entre 13 e 25 vezes a massa da Terra. Ainda que estes planetas sejam relativamente grandes, estão localizados muito perto de sua estrela-mãe, e giram ao seu redor em intervalos que variam de apenas seis dias para 600 dias.
O planeta mais próximo está a 9 milhões de quilômetros de HD 10180, em comparação com 150 milhões de quilômetros que separa a Terra do Sol.
Quando comparado ao nosso sistema solar, todos estes planetas caberiam dentro da órbita de Marte e parecem ter órbitas quase circulares.
O método de balanço para a detecção desses planetas alienígenas também sugeriu que mais dois planetas estão orbitando em volta de HD 10180, um deles de perto e outro distante. Um desses planetas extras, se confirmado, seria muito parecido com Saturno, com pelo menos 65 vezes a massa da Terra e um ano que dura 2.200 dias da Terra.
O outro planeta tem uma massa parecida com a da Terra. Este planeta será provavelmente um pequeno mundo rochoso. Suas temperaturas diurnas podem chegar a 2.200 graus Celsius, e as noturnas a menos 210 graus Celsius.
O sistema recém-descoberto pode definir o recorde de planetas extra-solares conhecidos no mesmo sistema. Atualmente, ele divide o recorde com o sistema em torno da estrela 55 Cancri, que tem cinco planetas, dois deles gigantes de gás. [MSNhttp://hypescience.com/cientistas-descobriram-um-sistema-de-planetas-aliens-similar-ao-sistema-solar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...