terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sinais de Vida em Titã


Sinais de Vida em Titã


Imagem: concepção artística de um lago congelado em Titã

Pesquisadores da NASA acreditam ter descoberto sinais incontestáveis de que formas de vida primitivas podem existir em Titan, lua de Saturno. Os dados sobre Titã têm sido obtidos por meio da sonda Cassini. Sabe-se, por exemplo, que atmosgera do satélite é densa como nenhuma outrano sistema Solar. Agora, desconfia-se de que algo respira em Titã. A pesquisa foi detalhada em dois estudos diferentes. O primeiro, publicado no jornal Icarus, fala dos níveis de hidrogênio. Esse gás, que flui por toda a atmosfera do orbe, praticamente desaparece na superfície. O segundo estudo confirma o primeiro.

O astrobiólogo do NASA Ames Research Center, em Moffett Field, Califórnia, Chris McKay sugere que o consumo do hidrogênio na superfície Titã deve-se a formas de vida diferentes das terrenas. Ao invés de respirarem oxigênio, os possíveis seres vivostitânicos metabolizariam o hidrogênio. Já o professor John Zaenecki, da Open University é mais cauteloso nas conclusões: Todos os componentes necessários à vida estão lá. Titã só precisa de calor para que essa vida floresça. Daqui a quatro bilhões de anos, quando o sol se tornar uma estrela gigante vermelha, o calor poderá chegar até lá e Titã poderá se transformar em um Paraíso exuberante.

Titã, a maior dentre as 60! luas de Saturno, foi descoberta pelo astrônomo holandês Christiaan Huygens em 1665.

FONTE: HOUGH, Andrew. Titan: Nasa scientists discover evidence 'that alien life exists on Saturn's moon'
IN Telegraph, UK — publicado em 05/06/2010
[http://www.telegraph.co.uk/science/space/7805069/Titan-Nasa-scientists-discover-evidence-that-alien-life-exists-on-Saturns-moon.html]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...