terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ROBÔ FLAGRA TEMPESTADE DE POEIRA EM MARTE

ROBÔ OPPORTUNITY FLAGRA ENORME TEMPESTADE DE POEIRA EM MARTE


O robô Opportunity, da Nasa, flagrou uma enorme tempestade de areia na superfície de Marte, evento que chegou a causar  mudanças atmosféricas no planeta. Esta é a segunda ocasião, desde 1970, que a Nasa estuda o fenômeno da órbita e também de uma estação meteorológica na superfície marciana. Outras grandes tempestades já foram registradas no planeta em 2001 e 2007.

As primeiras evidências de que uma tempestade estava por vir aconteceram no dia 16 de novembro, quando a sonda Mars Reconnaissance detectou um aquecimento da atmosfera a aproximadamente 25 quilômetros acima da tormenta. Desde então, a temperatura da atmosfera da região aumentou em 25 graus Celsius. O fenômeno se deve à poeira, que se eleva acima da superfície e absorve a luz do sol nas alturas, segundo a Nasa.

Caso a tempestade continue crescendo, o Opportunity poderá ser afetado, pois sua energia é proveniente do Sol. No momento, o robô está a mais de 1.300 quilômetros da tempestade. Já o  outro veículo da Nasa em Marte, o Curiosity, usa um gerador nuclear.

A estação meteorológica do Curiosity identificou mudanças atmosféricas relacionadas à tormenta. Os sensores observaram uma queda na pressão e uma discreta elevação nas temperaturas noturnas mais baixas.

Artigo relacionado

Nasa
Fonte creditos: The History Channel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...