sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O Manuscrito Voynich.


Manuscrito Voynich.


O manuscrito Voynich é um misterioso livro ilustrado com um conteúdo incompreensível. Imagina-se que tenha sido escrito há aproximadamente 400 anospor um autor desconhecido que se utilizou de um sistema de escrita não-identificado e uma linguagem ininteligível.


Durante os últimos cinco séculos, um livro conhecido como manuscrito de Voynich intriga criptógrafos, padres, matemáticos e até reis.
Escritas numa língua indecifrável e ilustradas com plantas, símbolos zodiacais e mulheres nuas, suas 240 páginas parecem revelar algum segredo milenar, uma enigmática fórmula de alquimia.
O livro recebeu esse nome em homenagem ao colecionador de livros raros Wilfrid M. Voynich, que o descobriu no ano de 1912, em Roma.



De origem desconhecida, o manuscrito é envolto em mistérios: não se sabe quem o escreveu e muito menos o conteúdo dos seus textos, jamais decifrados.
Sabe-se apenas que foi escrito em algum lugar da Europa Central, entre os séculos 15 e 16.
O manuscrito é dividido em capítulos e as suas ilustrações dão a entender que o conteúdo é científico.
O primeiro parece ser sobre botânica, com desenhos de espécies que nunca foram identificadas.
A biologia também é abordada de maneira esquisita.
As ilustrações do capítulo mostram mulheres nuas, com o abdômen inchado (grávidas?), imersas em líquido e conectadas através de tubos. (Os dois exemplos são retratados na imagem a baixo).



Bom, a história do livro e suas características bizarras renderam a ele o título de “manuscrito mais misterioso do planeta”.
Há quem diga que o livro foi escrito pelo próprio Voynich, que pretendia mesmo era ganhar muito dinheiro com a sua venda.
A verdade por trás do mistério, contudo, dificilmente será encontrada.



O manuscrito Voynich hoje pode ser encontrado na biblioteca Beinecke Rare Book and Manucript, da Universidade de Yale, Estados Unidos.

Será que algum dia  irão decifrar?

Fonte: Internet, Google

Um comentário:

  1. Minha sugestão para decodificar o Manuscrito Voynich está no fato de que cada uma de suas páginas individuais codifica algumas outras informações. A criptografia não é apenas uma forma escrita. Manuscrito Voynich - que não é a minha tarefa, cifra clássico escrito, apenas rebus simbólico - ideograma. http://gloriaolivae.pl/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...