terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A Civilização Asteca, suas Ciências etc

A Civilização Asteca






A civilizaçâo Asteca foi formada por um conjunto de etnias indígenas que possuia um idioma comum, o náhualt. Habitavam as regiões deTenochitlán e Tlatelolco, na Mesoamérica, nos entre os séculos XII e XVI. Esta civilização, foi, juntamente com a maia e a inca, uma das grandes civilizações da era pré-colombiana. Apesar de não se auto-denominarem astecas, o nome foi dado pois, acredita-se que a maioria das tribos era oriunda de Aztlán. 
Expansão Demográfica
Depois do colapso da mítica cidade de Tollan, no princípio do século XII, ocorreu uma imensa migração de índios toltecas e chichimecasem direção a região de Cholula, zona oeste do atual estado de Puebla, no México.  Os migrantes estabeleceram alianças com os habitantes nativos e conseguiram vencer os olmecas numa disputa, finalmente ocupando a zona do Planalto Central. A última grande migração foi de uma outra tribo, ocorrida durante os séculos XIII e XVI e neste intervalo de tempo, o povo que agora chamamos astecas, já havia ocupado quase todo o território. 

O Império Asteca
Depois de percorrer imensos territórios, no século XIV, a civilização asteca estabeleceu-se definitivamente no atual Valle do México. Fundaram a capital, Tenochtitlán, numa pequena ilha, nos arredores do lago Texcoco. Durante os primeiros anos, tiveram que lutar com inúmeras tribos locais pela posse das melhores  porções de terra para obtenção do domínio político da região. A medida em que ganharam terreno, foram estabelecendo um poderoso sistema baseado na obediência, trabalho e pagamento de impostos. O alicerce daexpansão asteca foi seu poderoso exército. Entretanto, após reconhecer a soberania do imperador asteca, os povos conquistados, mantinham uma representação própria. 

Ciência e Tecnologia


A cultura asteca deve a sua força, entre outros aspectos importantes, ao avançado grau de desenvolvimento técnico e científico. A educação de seu povo neste campo foi fundamental, alcançando níveis de abstração maiores do que qualquer outra cultura, principalmente nos ramos damatemática e da astronomia. A medicina mexicana transcendeu sua própria época e está presente na base de diversas bebidas e cosméticos da modernidade. A engenharia terrestre e naval, as técnicas agrícolas e o desenvolvimento de uma escrita própria foram outros aspectos fundamentais da civilização asteca.

Astronomia e Medicina

As tribos primitivas da América Central conheceram o conceito do número zero, o que colaborou para a base de cálculos abstratos nas civilizações maias e astecas. Por volta de 1479, desenvolveram apedra do Sol, uma peça legítima de medidas monumentais, esculpida com os símbolos correspondentes aos dias e meses do calendário mexicano. No terreno da medicina, o povo asteca soube ocultar suas habilidades frente às ciências medicinais europeias, durante a época colonial. Os tratamentos das doenças foram baseados em dois aspectos: por um lado, se ocuparam da saúde espiritual, cujo desequilíbrio abria as portas à deterioração física; por outro lado, recorreram a medicamentos herbários para ajudar na cura sintomática.

Armamento e Transporte

Sem acesso a metais, como o bronze e o ferro, os astecas tiveram que aguçar a sua inteligência para o desenvolvimento de armas e ferramentas cortantes. Usaram, principalmente, as obsidianas, uma espécie de lava das rochas vulcânicas, e o sílex, um mineral rígido usado na fabricação de lanças, facas e flechas. A tecnologia asteca conheceu a roda, mas, sem cavalos, mulas, nem animais de carga, dispensou qualquer veículo terrestre. No lugar disso, fabricaram canoas para deslocarem-se ao longo dos canais e lagos.

Fonte créditos: The History Channel






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...