segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Terremoto 4.7 no Brasil (Porto Velho)

                                                                                            foto;jornal mídia extra

Neste domingo (25), um terremoto de 4.7 graus de magnitude foi registrado em Rondônia. Internautas no Facebook relataram que o tremor foi sentido em várias cidades da região do Vale do Jamari e em Porto Velho.

Conforme o site de monitoramento da terra em tempo real, Painel Global, o abalo sísmico ocorreu a 30 km da cidade de Rio Crespo (RO), sendo a 19 km de profundidade.

O evento ocorreu as 20h57 pelo horário de Brasília (18h57 no horário local), e teve seu hipocentro localizado abaixo das coordenadas 9.46S e 63.01W, a 30 km de Rio Crespo e 44 km da cidade de Alto Paraíso. Até o momento não foram relatados danos a superfície terrestre.

Terremotos e tsunamis no Brasil

No Brasil não ocorrem terremotos catastróficos, só pequenos tremores de terra. O fenômeno acontece quando há movimentação das placas tectônicas (a crosta terrestre é composta por várias delas), que se mexem e se chocam principalmente nas bordas. Como o País fica no centro de uma placa, os tremores são fracos.

Já o Japão fica sobre a junção de três delas. Por isso, é muito atingido pelo fenômeno. Para diminuir os estragos e número de vítimas, os japoneses criaram avançado sistema de segurança.

Quando o terremoto ocorre no fundo do oceano pode causar o tsunami. O movimento desloca a água para cima e para os lados, provocando ondas na superfície com força e velocidade gigantescas (chega a 800 km/h). Como no Brasil não há grandes terremotos, o risco de ser atingido por tsunami também é pequeno.

Fonte: Jornal Mídia Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...