quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tempestade Solar- Poderá causar caos mundial

Tempestade solar e o risco do caos mundial
                                                                                     image;www.vozdoacre.com
Uma tempestade solar nos próximos anos poderá causar transtornos mundiais, de acordo com cientistas da Nasa, revelou o jornal The Daily Telegraph. Com base em informações obtidas por satélites dedicados à pesquisa solar, a Terra poderá ser atingida por níveis sem precedentes de energia magnética após o Sol despertar de “um sono profundo” por volta de 2013.
Em um novo alerta, a Nasa disse que a super tempestade será como “um raio” e pode ter consequências catastróficas para a saúde mundial, serviços de emergência e de segurança, a menos que sejam tomadas precauções. Os cientistas acreditam que tudo poderá ser danificado: sistemas de serviços de emergência, equipamentos hospitalares, sistemas bancários, controle de tráfego aéreo e equipamentos eletrônicos de uso diário como computadores pessoais, iPods e localizadores. Por conta da grande dependência das pessoas aos dispositivos eletrônicos, que são sensíveis à energia magnética, a tempestade poderia causar bilhões de dólares de prejuízo.
“Nós sabemos que está chegando, mas não sabemos quão ruim vai ser”, disse Richard Fisher, diretor da divisão de Heliofísica da Nasa.
“Isso vai atrapalhar os dispositivos de comunicação, como satélites e navegadores de carro, viagens aéreas, o sistema bancário, os nossos computadores, tudo que é eletrônico. Ele vai causar grandes problemas para o mundo. Grandes áreas ficarão sem energia elétrica e reparar esse dano será difícil e levará tempo”.
Durante uma conferência em Washington, com a participação de cientistas da Nasa, o assunto foi tratado com funcionários do governo e políticos norte-americanos.

                                                                          image;contosdorui.blogspot.com.br
Fisher, 69 anos, disse que a tempestade no Sol poderá atingir temperaturas de mais 5 mil graus. A cada 22 anos, o ciclo de energia magnética do Sol chega picos de energia, enquanto as manchas solares atingem um nível máximo a cada 11 anos. O pesquisador disse que estes dois eventos irão se combinar em 2013 para produzir elevados níveis de radiação. Ele alertou que uma poderosa tempestade solar poderia causar “danos econômicos 20 vezes maiores do que o furacão Katrina”, que devastou Nova Orleans (EUA), em 2005, e deixou um prejuízo estimado em mais de US$ 125 bilhões.
“A questão agora é que a sociedade moderna é tão dependente de eletrônicos, telefones celulares e satélites, muito mais do que a última vez que isso ocorreu”, disse o pesquisador.
De acordo com o pesquisador algumas precauções podem ser tomadas para diminuir o impacto do evento solar como a criação de sistemas de back up para hospitais e redes de energia e permitir o desenvolvimento de satélites em “modos de segurança”.
“Se você sabe que um perigo está chegando … e você tem tempo suficiente para preparar e tomar precauções, então você pode evitar problemas”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...